Notícias - Destaques

PRIMEIRA CIRCULAR DO XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA / ANPUH-RS

Caros Associados:


Com alegria, levamos ao conhecimento de todos a Primeira Circular do
XI Encontro estadual de História ? anpuh-rs,
Chamada para candidaturas à sede para a edição 2012, cujas
diretrizes encontram-se no corpo deste e-mail.


Diretoria da ANPUH-RS (Gestão 2010-2012)


Presidente: Zita Rosane Possamai
Vice-Presidente: Charles Monteiro
1.º Secretário: Arilson dos Santos Gomes
2.ª Secretária: Evangelia Aravanis
1.º Tesoureiro: Cláudio de Sá Machado Júnior
2.ª Tesoureira: Rejane Barreto Jardim
Conselho:
Diorge Alceno Konrad
Elisabete da Costa Leal
Véra Lúcia Maciel Barroso


1.ª CIRCULAR
XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA/ANPUH-RS


Chamada para candidaturas à sede para a edição 2012


A Diretoria e o Conselho da Associação Nacional de História ? Seção Rio Grande do Sul, ANPUH-RS, Gestão 2010-2012, convocam as coordenações e as pós-graduações dos cursos de História do Rio Grande do Sul interessadas a apresentarem suas candidaturas para sediar o XI Encontro Estadual de História, a ser realizado em julho de 2012, de acordo com as diretrizes apresentadas a seguir.


1. REALIZAÇÃO E TEMA


O XI Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH-RS, realizar-se-á preferencialmente no mês de julho de 2012, ao longo de até cinco dias. O tema geral do evento, assim como a divulgação pública da instituição escolhida, será amplamente divulgado pela ANPUH-RS, em meio eletrônico e em data a definir. O tema geral deverá fornecer a diretriz para a organização das atividades do Encontro.


2. OBJETIVO GERAL


O principal objetivo do evento é oferecer oportunidades para a troca de experiências acadêmicas, divulgação e discussão de pesquisas históricas e congraçamento entre os associados da ANPUH-RS e demais profissionais da História, graduandos e demais interessados.


3. ESTRUTURA DAS ATIVIDADES


A estrutura das atividades do XI Encontro Estadual de História deverá se apresentar da seguinte forma, preferencialmente:


3.1. Simpósios temáticos;
3.2. Mesas-redondas;
3.3. Conferências;
3.4. Painéis de discussão de temas de interesse da área;
3.5. Exposição de pôsteres de iniciação científica;
3.6. Minicursos;
3.7. Assembleia geral;
3.8. Fórum dos Coordenadores  de Graduação em História e Fórum dos Coordenadores dos de Pós-Graduação em História do Rio Grande do Sul;
3.9. Reuniões administrativas dos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPUH-RS.


4. PÚBLICO-ALVO


Estimamos a participação de aproximadamente oitocentas pessoas no XI Encontro Estadual de História, entre alunos, professores, pesquisadores, profissionais da área (atuantes em instituições voltadas ao patrimônio histórico) e demais interessados. Esta previsão tem como base o número de inscrições realizadas no último Encontro, realizado em 2010, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, e do Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, em Santa Maria.


5. NECESSIDADES DE INFRAESTRUTURA


Para a realização do XI Encontro Estadual de História, edição 2012, a instituição sede deverá se comprometer com a disponibilidade da infraestrutura necessária para o êxito de todas as atividades, considerando-se, desta forma, os itens elencados abaixo.


5.1. Espaços


5.1.1. Para a realização dos simpósios temáticos e minicursos, 25 salas de aula com capacidade para, no mínimo, 50 pessoas. As salas devem ser ocupadas simultaneamente, tendo à disponibilidade dos usuários equipamentos para projeção de multimídias.
5.1.2. Para a realização das conferências, das mesas-redondas e da assembleia geral, um auditório com capacidade para aproximadamente 500 pessoas e dois auditórios com capacidade para aproximadamente 150 pessoas;
5.1.3. Uma sala para secretaria geral do evento com acesso à internet e pelo menos dois computadores e duas impressoras;
5.1.4. Um espaço destinado à realização de atividades culturais;
5.1.5. Alojamento e alimentação (restaurante universitário) de baixo custo para estudantes;
5.1.6. Um espaço adequado para exposição diária de, no mínimo, 100 pôsteres de iniciação científica, dotado das estruturas necessárias para fixação dos pôsteres, devendo permanecer aberto à visitação do público participante ao longo de toda a semana.


5.2. Pessoal


5.2.1. A instituição sede deverá se comprometer com, pelo menos, quatro professores durante todo o processo de organização do Encontro (aproximadamente oito meses), que ficarão encarregados pela articulação entre a instituição e a Comissão Organizadora, assim como pela realização de tarefas referentes ao evento. Um deles, preferencialmente, deverá ser o coordenador do Curso de História. Os quatro professores farão parte de Comissão Organizadora e, pelo menos um deles, se comprometerá a participar, quando convocado, das reuniões que acontecerão na sede da ANPUH-RS, em Porto Alegre;
5.2.2. Deverá disponibilizar um grupo de aproximadamente 30 alunos para atuarem como monitores e auxiliarem nas atividades da secretaria geral do evento. Os alunos deverão trabalhar durante o evento, sendo dispensados do valor da inscrição e recebendo o certificado pertinente às suas atividades ao final do Encontro.


        6. CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS


As despesas geradas pelo XI Encontro Estadual de História serão cobertas com os recursos gerados pelas inscrições e pelas agências de fomento tais como CNPq, CAPES e FAPERGS. Os recursos provenientes das inscrições e advindos de agências serão administrados exclusivamente pela ANPUH-RS. A partir da experiência das edições anteriores, a ANPUH-RS e a instituição sede elaborarão em conjunto os projetos para as agências de fomento. Dentre os itens que serão aplicados os recursos, destacam-se:


6.2. Passagens e hospedagens


6.2.1. Passagens aéreas nacionais de ida e volta, quando for o caso, para os conferencistas e participantes de mesas-redondas;
6.2.2. Hospedagem para os conferencistas e participantes de mesas-redondas, que podem permanecer de dois a cinco dias;
6.2.3. Hospedagem para os membros da Comissão Organizadora, tendo em vista as atividades múltiplas do Encontro, tornando-se indispensável a presença desta ao longo de todo o evento.


6.3. Publicações diversas


6.3.1. Material impresso destinado à divulgação, como folders e cartazes;
6.3.2. Publicação do Caderno de Resumos, contendo os trabalhos de simpósios temáticos, que será entregue no início do evento, juntamente com uma pasta ou bolsa personalizada;
6.3.3. Certificados para todos os participantes.


Os Anais do XI Encontro Estadual de História, contendo os textos completos das apresentações dos Simpósios Temáticos, serão publicados no site do evento, em página específica e com respectivo ISBN.


A instituição sede, no entanto, deverá se comprometer com a publicação dos textos das conferências e mesas-redondas em revista do Curso ou do Programa de Pós-Graduação em História da instituição. Esta atividade será realizada após o evento, podendo ocorrer negociação dos recursos investidos com a ANPUH-RS.


7. FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA


A formalização da candidatura de instituições interessadas em sediar o XI Encontro Estadual de História poderá ser redigida em declaração simples, devendo estar assinada pelo dirigente acadêmico competente ? preferencialmente o dirigente máximo da instituição ? e ser encaminhada exclusivamente por correspondência registrada para:


Associação Nacional de História ? Seção Rio Grande do Sul
XI Encontro Estadual de História ? ANPUH-RS
Rua Caldas Júnior, 20 ? Sala 24 ? Centro
Porto Alegre ? RS ? 90001-970


Serão aceitas candidaturas postadas até do dia 14 de outubro de 2011, sexta-feira, impreterivelmente. A seleção será realizada pelos membros da Diretoria e Conselho da ANPUH-RS, de acordo com as apresentações de cada instituição, visando o atendimento das solicitações elencadas nesta chamada.


Maiores informações poderão ser solicitadas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..


        Diretoria e Conselho da ANPUH-RS
        Gestão 2010-2012


Porto Alegre, 05 de agosto de 2011.

Veja também