Os historiadores do Rio Grande do Sul, por meio de sua entidade, ANPUH seção RS, vem manifestar seu apoio ao movimento que diz NÃO às privatizações e às extinções das Fundações do Estado, divulgadas no pacote de medidas do atual governo Sartori.
A extinção das Fundações [FDRH, FIGTF, FZB, FEPAGRO, FEE, FUNDAÇÃO PIRATINI _x0096_ TVE E FM CULTURA, CIENTEC, FEPPS, METROPLAN] e demais INSTITUIÇÕES PÚBLICAS [como a CORAG] mencionadas pelo governo e o desmonte dos bens públicos e patrimoniais comprometem a história e a cultura gaúchas, bem como o desenvolvimento científico e a produção de conhecimento do nosso Estado.
A extinção da Fundação Piratini [TVE e FM Cultura] será um ato nefasto, uma vez que são estes veículos que divulgam amplamente a cultura sul-rio-grandense, sua produção local, dando visibilidade a seus mais variados aspectos. A TVE e a FM Cultura fazem parte do patrimônio cultural do Estado. A TVE, com seu acervo riquíssimo de quase 16 mil fitas, é um bem cultural inestimável, que guarda a memória de 42 anos da sociedade gaúcha.
Nós, historiadores, não somos e não seremos coniventes com tal desmonte das instituições públicas, que o atual governo pretende.
Porto Alegre, 29 de novembro de 2016.
Diretoria da ANPUH-RS (Gestão 2016-2018)
Presidente: Paulo Roberto Staudt Moreira | Conselho:
|
