Notícias - Destaques

NOTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH) _x0096_ SEÇÃO RIO GRANDE DO SUL,

NOTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH) _x0096_ SEÇÃO RIO GRANDE DO SUL


A seção RS da Associação Nacional de História (Anpuh) vem a público manifestar sua preocupação diante das recentes e reiteradas ações de repressão contra atos em defesa da democracia e contra o fascismo realizados pelas comunidades acadêmicas do Estado e do país. Os historiadores lembram que a Constituição Federal _x0096_ a Constituição Cidadã, promulgada há 30 anos _x0096_ prevê, em seu artigo 5º, a livre manifestação de pensamento, bem como a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.



Lembramos que os atos em defesa da democracia e contra o fascismo não faziam citação direta do nome de nenhum dos candidatos a Presidência da República, apenas defendendo a manutenção dos valores democráticos. Recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no início deste mês, informou que a democracia tinha aprovação recorde entre os brasileiros, atingindo o percentual de 69% dos eleitores, índice mais alto em 30 anos de sondagem.


Tanto os atos nas universidades quanto o resultado da pesquisa evidenciam o grande apreço da população brasileira ao regime democrático e o seu comprometimento em defendê-lo. A existência dessa preocupação com a democracia é a nossa maior defesa contra eventuais tentativas de cerceamento da liberdade em um país que viveu longos momentos de interrupção do interregno democrático.


A ANPUH-RS defende a liberdade de manifestações em defesa da democracia nas universidades. A entidade também prega a valorização do ensino e da pesquisa em História, a autonomia universitária e a valorização da ciência como elementos imprescindíveis para o nosso desenvolvimento como Nação.


Porto Alegre, 26 de outubro de 2018.


Veja também