Nesse momento difícil, a prioridade é pela vida. Foram mais de 100 mortos, milhares de desabrigados e prejuízos imensuráveis, os quais ficarão em nossas memórias. Também estão ocorrendo muitos atos de solidariedade, nos quais todos tomamos parte de alguma forma. Meus sentimentos aos colegas que tiveram perdas e se encontram em dificuldades, aos que estão na linha de frente ou que estão com suas famílias. Vamos todos superar.
Também tivemos perdas no patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Os que puderem no futuro, divulgo aqui duas iniciativas as quais espero que possam participar (ou repassar aos colegas que se encontram interessados). O Arquivo Público do Rio Grande do Sul e a Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC) lançaram iniciativas mapeando os danos entre as instituições de memória existentes no Estado, como museus, arquivos, centros de memória, entre outros. Os levantamentos visam orientar uma série de ações para recuperação dos acervos que são parte imprescindível da memória de nosso povo.
Uma das ações que podemos tomar parte é como voluntários. Especialistas ou não, podem contribuir para a recuperação. Interessados podem se inscrever nos links abaixo:
SOS Rio Grande do Sul (voltado a Arquivos, lançado pelo Arquivo Público do RS)
https://forms.office.com/r/wbVMzx685Y
SOS Museus (voltado a Museus e outras instituições, lançado pela SEDAC e que contará com orientação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM):
https://docs.google.com/forms/d/1ZlFWUInj3MvOQZA3kaUy8oOZ5WLynYmGdWuBEuCztOc/viewform?edit_requested=true
Podendo, não deixem de participar!
--

Coordenação 2020 - 2022
Angela Beatriz Pomatti - Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - MUHM
Luciana da Costa de Oliveira - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Marcelo Vianna - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS)
Visite nosso blog: http://www.acervosrs.blogspot.com
Curta a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/gtacervos
Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/gtacervos
AÇÕES INICIAIS PARA SALVAGUARDA DE ARQUIVOS APÓS A OCORRÊNCIA DE DESASTRE NATURAL POR INUNDAÇÃO
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, o Arquivo Nacional e o Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram o documento _x0093_Ações Iniciais para salvaguarda de Arquivos após ocorrência de desastre natural por inundação_x0094_.
Considerando a gravidade das inundações ocorridas no fim do mês de abril e início do mês de maio de 2024 no nosso estado que, dentre outras perdas, atingiram conjuntos documentais arquivísticos sob guarda de diversas instituições públicas, os arquivos se uniram na elaboração do documento, com o objetivo de fornecer orientações técnicas preliminares para ações emergenciais de resgate do acervo.
O texto também faz referência à Resolução n.º 34 do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que traz _x0093_Recomendações para a salvaguarda de acervos arquivísticos danificados por água pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos _x0096_ Sinar_x0094_.
Leia a íntegra do documento 👇🏾
https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/instituicoes-publicam-documento-com-orientacoes-para-salvaguarda-de-arquivos-apos-inundacao
ANPUH-RS - Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul
https://www.anpuh-rs.org.br/
