ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH-Brasil
Seção Rio Grande do Sul – ANPUH-RS
Chamada para candidaturas à Sede para a edição do XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS
A Diretoria e o Conselho da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul, ANPUH-RS, Gestão 2024-2026, convocam as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação em História do Rio Grande do Sul interessadas a apresentarem suas candidaturas para sediar o XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, a ser realizado entre os meses de maio e julho de 2026, preferencialmente, de acordo com as diretrizes apresentadas a seguir.
1. REALIZAÇÃO E TEMA
O XVIII Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH-RS, realizar-se-á preferencialmente entre os meses de maio e julho de 2026, ao longo de até cinco dias. O tema geral do evento, assim como a divulgação pública da instituição escolhida, será amplamente realizado pela ANPUH-RS, em meio eletrônico e em data a definir. O tema geral deverá fornecer a diretriz para a organização das atividades do Encontro.
2. OBJETIVO GERAL
O principal objetivo do evento é oferecer oportunidades para a troca de experiências acadêmicas, divulgação e discussão de pesquisas históricas e congraçamento entre os associados da ANPUH-RS e demais profissionais da História, graduandos e demais interessados.
3. ESTRUTURA DAS ATIVIDADES
A estrutura das atividades do XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS deverá se apresentar da seguinte forma, preferencialmente:
- Simpósios temáticos;
- Mesas-redondas;
- Conferências;
- Painéis de discussão de temas de interesse da área;
- Exposição de pôsteres de iniciação científica;
- Minicursos;
- Assembleia geral;
- Fórum dos Coordenadores de Graduação em História;
- Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em História do Rio Grande do Sul;
- Reuniões administrativas dos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPUH-RS.
4. PÚBLICO-ALVO
Estimamos a participação de aproximadamente 600 pessoas no XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, entre alunos, professores, pesquisadores, profissionais da área (atuantes em instituições voltadas ao patrimônio histórico) e demais interessados. Esta previsão tem como base a média do número de inscrições realizadas nos últimos Encontros.
5. NECESSIDADES DE INFRAESTRUTURA
Para a realização do XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, edição 2026, a instituição sede deverá se comprometer com a disponibilidade da infraestrutura necessária para o êxito de todas as atividades, considerando-se, desta forma, os itens elencados abaixo.
5.1. Espaços
5.1.1. Para a realização dos simpósios temáticos e minicursos, 20 salas de aula com capacidade para, no mínimo, 40 pessoas. As salas devem ser ocupadas simultaneamente, tendo à disponibilidade dos usuários equipamentos para projeção de multimídias.
5.1.2. Para a realização das conferências, das mesas-redondas e da assembleia geral, um auditório com capacidade para aproximadamente 300 pessoas e dois auditórios com capacidade para aproximadamente 100 pessoas;
5.1.3. Uma sala para secretaria geral do evento com acesso à internet e pelo menos dois computadores e duas impressoras;
5.1.4. Um espaço destinado à realização de atividades culturais;
5.1.5. Alojamento e alimentação (restaurante universitário) de baixo custo para estudantes;
5.1.6. Um espaço adequado para exposição diária de cerca de 100 pôsteres de iniciação científica, dotado das estruturas necessárias para fixação dos pôsteres, devendo permanecer aberto à visitação do público participante ao longo de toda a semana.
5.2. Pessoal
5.2.1. A instituição sede deverá se comprometer com a participação de professores durante todo o processo de organização do Encontro (aproximadamente oito meses), que ficarão encarregados pela articulação entre a instituição e a Comissão Organizadora, assim como pela realização de tarefas referentes ao evento. Um deles, preferencialmente, deverá ser o Coordenador do Curso de História ou o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História. Os professores farão parte da Comissão Organizadora e, pelo menos um deles, comprometer-se-á a participar, quando convocado, das reuniões que acontecerão na sede da ANPUH-RS, em Porto Alegre;
5.2.2. Deverá disponibilizar um grupo de aproximadamente 30 alunos para atuarem como monitores e auxiliarem nas atividades da secretaria geral do evento. Os alunos integrantes da comissão de apoio serão dispensados do valor da inscrição.
6. CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS
As despesas geradas pelo XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS serão cobertas com os recursos gerados pelas inscrições e pelas agências de fomento tais como CNPq, CAPES e FAPERGS. Os Programas de Pós-Graduação em História também poderão colaborar com o custeio. Os recursos provenientes das inscrições e advindos de agências serão administrados exclusivamente pela ANPUH-RS. A partir da experiência das edições anteriores, a ANPUH-RS e a instituição sede elaborarão em conjunto os projetos para as agências de fomento. Dentre os itens que serão aplicados os recursos, destacam-se:
6.1. Passagens e hospedagens
6.2. Passagens aéreas nacionais de ida e volta, quando for o caso, para os conferencistas e participantes de mesas-redondas;
6.3. Hospedagem para os conferencistas e participantes de mesas-redondas, que podem permanecer de dois a cinco dias;
6.4. Hospedagem para os membros da Comissão Organizadora, tendo em vista as atividades múltiplas do Encontro, tornando-se indispensável a presença desta ao longo de todo o evento.
6.5. Publicações diversas
6.5.1. Material impresso destinado à divulgação, como folders e cartazes;
6.5.2. Publicação do Caderno de Resumos, contendo os trabalhos de simpósios temáticos, que será entregue no início do evento, juntamente com uma pasta ou bolsa personalizada;
6.5.3. Certificados para todos os participantes.
6.5.4. Os Anais do XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, contendo os textos completos das apresentações dos Simpósios Temáticos, serão publicados em local apropriado, com respectivo ISBN. Os textos das conferências e mesas-redondas, igualmente, serão publicados em local apropriado, com respectivo ISBN.
7. FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA
A formalização da candidatura de instituições interessadas em sediar o XVIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS poderá ser redigida em declaração simples, devendo estar assinada pelo dirigente acadêmico competente – preferencialmente o dirigente máximo da instituição – e ser encaminhada para o e-mail:
Serão aceitas candidaturas encaminhadas até o dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, impreterivelmente. A seleção será realizada pelos membros da Diretoria e Conselho da ANPUH-RS, de acordo com as apresentações de cada instituição, visando o atendimento das solicitações elencadas nesta chamada.
Maiores informações poderão ser solicitadas pelo e-mail
Diretoria e Conselho da ANPUH-RS
Gestão 2024-2026
Porto Alegre, 19 de dezembro de 2024.
